O WhatsApp acaba de anunciar uma nova versão de seu famoso aplicativo. Agora empresas podem gerenciar clientes através do WhatsApp para Negócios.

Recentemente o WhatsApp anunciou o WhatsApp para Negócios, uma versão do aplicativo voltada para empresas. No entanto, esse app está disponível apenas na versão Android, por enquanto.

Veja também:
Como Funciona o WhatsApp Business
Como Usar o WhatsApp Business
Cadastro Para WhatsApp Business
Download do WhatsApp Business

Veja no vídeo como você poderá utilizar esse aplicativo em sua empresa:

 

Principais Ferramentas

No momento, apenas algumas ferramentas estão disponíveis. Porém, na minha opinião, o WhatsApp tende a seguir passos similares ao do Facebook Messenger. Por essa razão, podemos esperar muita coisa desse novo aplicativo. No entanto, agora são somente essas ferramentas que listo abaixo.

Criar Perfil da Sua Empresa

A primeira coisa que você pode fazer no WhatsApp Business é criar um perfil para sua empresa, similar ao que se faz no Google, onde podemos colocar fotos, site, descrição, telefone, etc. Eu acredito que o Facebook, dono do WhatsApp, está tentando desbancar o Google nesse sentido. Ou seja, já que as pessoas usam muito Facebook, Messenger e WhatsApp para se comunicar, por que não utilizar também para encontrar negócios? E nesse quesito eles possuem muita vantagem sobre o Google, pois eles possuem sua localização exata. Fora isso, como você já está no WhatsApp, fica muito mais fácil ligar para a empresa que você procura ou mandar mensagem, ao invés de entrar no tradicional Google, pesquisar locais, entrar no perfil e ligar.

Respostas Automáticas e Automatizadas

Outra coisa que você pode fazer é deixar pronta várias respostas padrões. com certeza muitos clientes que entram em contato com você perguntam a mesma coisa. Dessa forma, ao deixar respostas prontas você pode apenas selecionar a resposta que deseja e enviar para o cliente. Assim não precisa digitar a mesma coisa 10 vezes por dia. Se você mexe com página no Facebook já sabe como funciona.

Falando em Facebook, com certeza deve estar por vir em breve algo similar aos chatbots do Messenger. Se você nunca viu um, clique nesse link e veja como funciona o meu chatbot. É um robô que você programa (sem precisar ser desenvolvedor) para responder automaticamente a seus clientes.

Isso sendo possível, vai mudar muito a comunicação entre empresa e clientes.

Estatísticas

E a última novidade são as estatísticas, ou seja, poder ver quantas pessoas receberam suas mensagens, abriram, leram, clicaram, etc.

Como Funciona o WhatsApp Business

O WhatsApp Business funciona como um gerenciador de mensagens de clientes, similar ao que hoje você vê no gerenciamento de mensagens do Facebook. Ou seja, quando as pessoas entram em contato com você, você poder fazer uso de mensagens automáticas, de mensagens automatizadas (que respondem automaticamente a seus clientes) e de estatísticas de uso, como quem recebeu sua mensagem, abriu, leu, e etc.

Outra vantagem do WhatsApp Business é poder criar um perfil da sua empresa na plataforma, similar ao Google, onde você pode colocar fotos, site, descrição, telefone, e assim as pessoas poderão te encontrar e saber mais sobre seu negócio.

Como Usar o WhatsApp Business

Você pode usar o WhatsApp Business nas seguintes situações:

  1. Quando você possui um grande volume de pessoas que entram em contato com seu negócio;
  2. Quando você quer facilitar o contato dos seus clientes com você;

Qual tipo de negócio pode usar o WhatsApp Business

Qualquer tipo de negócio pode utilizar o WhatsApp Business, no entanto, negócios como restaurantes que usam o delivery, por exemplo, podem se beneficiar ainda mais.

Pode ser a morte do Ifood?

Eu acredito que sim. Cada vez mais temos menos espaços em nossos celulares. Baixar novos aplicativos tem sido cada vez menos frequente. Fora isso, convenhamos, é muito mais fácil abrir o WhatsApp, encontrar o seu restaurante favorito e fazer um pedido, do que ter que abrir o Ifood e fazer um pedido pelo site. As pessoas se sentem muito mais seguras dessa maneira.

E a grande vantagem do WhatsApp para Negócios nesse sentido é dar a opção para o restaurante criar essas mensagens automáticas e automatizadas, o que facilita ainda mais para a empresa e também para o cliente.

Como Anunciar no Facebook com Link para WhatsApp

Ainda nesse sentido, de facilitar as coisas, é possível deixar ainda mais fácil para pessoas entrarem em contato com você. Recentemente eu fiz esse vídeo de como anunciar no Facebook com link para WhatsApp. Assista abaixo:

Se você juntar as instruções que eu dou nesse vídeo e o WhatsApp Business, você com certeza pode aumentar as vendas do seu negócio, por um custo de anúncio bem baixo, e facilitando a sua vida e do seu cliente.

Existe algumas vantagens em se fazer esse tipo de ação:

  1. Você consegue criar anúncios no Facebook dentro da sua região de atuação;
  2. No horário em que as pessoas estão com fome;
  3. E deixando as coisas muito fáceis para seu cliente, que praticamente consegue fazer um pedido com um clique;

Pense nisso por um instante.

A pessoa que mora perto do seu restaurante, com fome, vê seu anúncio e, com apenas um clique já está falando com você. É sensacional e supera em muito a experiência que elas possuem com telefone e até mesmo com Ifood.

Outro uso desse aplicativo pode ser com corretores de imóveis. Você pode, da mesma maneira que restaurantes, criar um anúncio no Facebook com link para WhatsApp anunciando seus imóveis. Dessa maneira, é bem mais fácil da pessoa interessada entrar em contato com você. Fora isso, mesmo que ela não feche negócio, você pode pegar seu telefone e adicionar a sua lista de anúncios no Facebook. Assim ela sempre estará vendo seus anúncios no Facebook.

Cadastro para WhatsApp Business

Não é necessário se cadastrar, apenas baixar o aplicativo que serve apenas para Android no momento.

Download do WhatsApp Business

Para baixar o WhatsApp Business, basta apenas clicar nesse link através do seu celular Android.

Conclusão

Há inúmeras maneiras de se utilizar o WhatsApp para Negócios. Eu citei apenas algumas delas e em alguns segmentos. Mas a melhor maneira de você saber se funciona para o seu negócio é baixar e ver o que acontece.

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

 

Leave a reply

Para realizar o impossível, você precisa ignorar o popular - Tim Ferriss

Não demore para realizar aquilo que você deseja realizar. Tome o primeiro passo hoje. As coisas podem levar tempo, mas tudo que fazemos hoje, colhemos amanhã.

INSCREVA-SE