A SOLUÇÃO PARA SEU NEGÓCIO CRESCER ESTÁ EM VOCÊ

Você precisa apenas conhecer as estratégias e ferramentas necessárias para chegar lá.
Conheça meu método para automatizar seu processo de prospecção e trazer clientes sem parar.
PORQUE VOCÊ DEVE VENDER PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

Venda Somente Para Amigos na Internet

Se você tem ou está criando uma estratégia de marketing digital na internet, meu maior conselho é: venda somente para seus amigos do Facebook, Linkedin e Instagram.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, tentar vender para todo mundo não é uma boa estratégia de marketing digital, principalmente se o seu orçamento para isso não é alto.

O melhor que você pode fazer, pelo menos no início, é focar no seu círculo de amigos e conhecidos. E o melhor canal para fazer isso é justamente o Facebook.

Para entender mais sobre isso, assista ao vídeo abaixo. Ou continue lendo o artigo.

O Conto de 2 Amigos e 1 Leão

Existe uma história de que dois amigos estavam nas savanas da África, quando avistaram um leão correndo em direção a eles. Um olhou para o outro e eles tinham certeza de que deveria correr. No entanto, um dos amigos se abaixou para colocar o tênis e o outro amigo, desesperado, perguntou:

– Por que você está colocando o tênis? Você acha mesmo que o tênis vai te fazer correr mais do que o leão?

E o outro amigo respondeu.

– Lógico que não! Eu não preciso correr mais do que o leão, eu preciso correr mais do que você.

E assim provavelmente o que não colocou o tênis deve ter sido devorado. Mas a moral da história é que você entender bem que são seus competidores, e assim traçar a melhor estratégia.

A concorrência no Marketing Digital

Ao utilizar a internet e as redes sociais para criar uma estratégia de marketing digital que seja focada em vendas, você primeiro precisa entender quem são seus concorrentes.

A vantagem de promover seu negócio somente para seus amigos e conhecidos é que você diminui os esforços necessários para atingir seu público-alvo, conseguindo atingí-los com maior frequencia, fazendo com que você fique no top of mind das pessoas. Ou seja, seu objetivo é fazer com que as pessoas que você conhece lembrem de você quando precisarem do produto ou serviço que você oferece.

Seja o Número 1 Entre Seus Amigos

É muito mais fácil ser número 1 entre 1.000 pessoas do que ser o número 1 entre 10 milhões de pessoas. Isso quer dizer que, divulgar seu conhecimento entre seus amigos é um esforço muito menor do que tentar divulgar para milhares de pessoas. Esse esforço é menor tanto de recursos financeiros como de tempo e de trabalho.

Todo os seus amigos provavelmente possuem profissões. Muitos deles conhecem alguém que faz exatamente o que você faz. No entanto, você não precisa ser melhor do que todos, você precisa apenas que esses amigos se lembrem de você mais do que eles lembram de outras pessoas que fazem o mesmo que você.

Ou seja, seu trabalho ao produzir conteúdo nas redes sociais é ser lembrado por todos eles, mais facilmente.

Divulgue Conhecimento, Não Produtos!

A regra número 1 para se promover no Facebook é mostrar seu conhecimento sobre um determinado mercado ou necessidade. Basicamente você deve mostrar que você conhece desse mercado, que você entende dos problemas que as pessoas enfrentam e que, depois de tudo isso, você sabe quais são as melhores soluções.

“Se você entende de um problema mais do que outra pessoa, essa pessoa vai entender que você tem uma melhor solução.” – Rafael Neaime

Por tanto, ao divulgar seu negócio no Facebook, crie conteúdos apenas com vídeos que falam sobre os problemas e sobre as soluções, mas não fique divulgar produtos e serviços sem parar.

Construa uma Audiência

Quando você começar a divulgar seu conhecimento para seus amigos, você vai perceber que muitas pessoas entrarão em contato com você através de indicações. Se você tiver um produto que resolva muito bem os problemas dessas pessoas, e essas pessoas usarem seu produto com frequencia (uma vez a cada 15 ou 30 dias), você estará criando o que chamo de AMV, audiência mínima viável. Ao criar essa audiência mínima viável, você estará conquistando não clientes, mas sim fans de sua empresa. E esses fans vão divulgar seu negócio para outras pessoas além da fronteira da amizade. E é assim que você conseguirá crescer organicamente, sem precisar de grandes investimentos em marketing digital e vendas.

Conclusão

Utilize sua rede de amizade para promover seu conhecimento e ajudar as pessoas que estão ao seu redor. Dessa maneira, você estará sempre presente na mente dessas pessoas quando elas precisarem de uma solução como a sua, ou quando alguém solicitar uma indicação. Depois, quando você estiver resolvendo os problemas dessas pessoas repetidamente, essas pessoas convidarão outras pessoas e o seu negócio crescerá além da fronteira da amizade.

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

 

Compartilhe