Se você procurou um especialista em marketing digital ou agência, com certeza ouviu que deveria criar conteúdo para redes sociais. Mas veja o que eles não te disseram.

Todos nós temos, com o mundo de hoje, a convicção de que temos que produzir conteúdos para nossas redes sociais, pois é isso que vai atrair clientes para nosso negócio. E se você conversar com alguém que seja especialista em marketing digital ou trabalhe em uma agência de marketing digital, eles também vão reforçar essa sua crença, o que a torna ainda mais verdadeira.

No entanto, o que a maioria dessas pessoas não te dizem é que o principal canal para atrair visitas para um site não é a rede social. Ou seja, aquilo que faz você vender pela internet não é aquilo que as pessoas focam ao desenvolver uma estratégia de marketing digital.

Assista no vídeo abaixo e saiba qual é a principal fonte de visitas de um site, inclusive daqueles que são especialistas em Facebook ou Instagram, como Camila Porto e Ana Tex.

O Que Faz Você Vender pela Internet

Pra você vender pela internet, normalmente, você precisa de um site. Acredito que a maioria das empresas possuem sites hoje em dia. Esse é o ponto de partida.

Mas, para você realmente vender, você precisa de visitas. Sem visitas no site não há vendas. Por tanto, o que faz você vender pela internet é atrair pessoas para um determinado site.

Canais que Atraem Visitas

Existem alguns canais que atraem visitas para seu site. Dentre eles, destacamos:

Redes Sociais: a rede social é o canal mais conhecido e mais fácil de atrair visitas para um site. Você não precisa conhecer muito para saber mexer, e você pode atrair visitas para seu site simplesmente colocando um link em todas as suas postagens. Entre as principais redes sociais podemos destacar Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

Anúncios: você também pode criar anúncios em diversos sites, como por exemplo Adwords, Facebook Ads, Google Display, entre outros.

Referências: se você for bem habilidoso ou tiver condições de pagar por uma assessoria de imprensa, você pode conseguir receber visitas através de referências. Ou seja, um portal de notícias fala sobre seu negócio e, assim, publica um link para seu site. As pessoas que assistem a matéria clicam no link e visitam seu site. Voilá!

Diretas: caso você tenha um bom trabalho de marca e seja reconhecido pelas pessoas, você pode receber visitas diretas. As visitas diretas acontecem quando alguém digita seu site para te encontrar.

Pesquisa: outra forma de receber visitas é através da pesquisa orgânica do Google. Aquela que não é link patrocinado (Adwords). É na verdade o oposto de link patrocinado. É quando você trabalha para que seu site seja encontrado pelo Google gratuitamente por determinadas palavras.

O Que os Especialistas Não Te Dizem

Como eu falei no vídeo, mesmo pessoas que focam exclusivamente em ensinar as pessoas como criar conteúdos para redes sociais como a Camila Porto, não possuem como principal canal de visitas as redes sociais. Basicamente, o canal que mais leva visitas para a maioria dos sites é a pesquisa gratuita do Google. Se você quiser comprovar, basta entrar no similarweb.com e provar você mesmo. Copie e cole qualquer site lá e você verá a distribuição de visitas daquele site. É ótimo para analisar concorrentes.

Como Aproveitar a Pesquisa Gratuita do Google

Bom, a única maneira disso acontecer é você ter um site otimizado através de SEO (Search Engine Optimization).

Aí você pergunta: – Ahhh, eu sei o que é isso. É você ter um site responsivo né?

E eu respondo: – Isso é o que a maioria das pessoas vendem. No entanto, SEO é muito mais complexo do que isso.

SEO é o plano que se faz analisando um determinado site em um determinado mercado para que esse site seja melhor configurado para receber mais visitas orgânicas (gratuitas).

O Google lê apenas textos. Ele não lê imagens. E tudo que está no seu site está sendo avaliado pelo Google. E caso seu site não fale nada sobre aquilo que você vende, ele vai ter seu próprio entendimento do que você faz e você não receberá visitas por isso.

Depois que eu falo isso a maioria das pessoas me diz que quando elas pesquisam o nome da empresa delas no Google, o site aparece em primeiro. Mas aí eu pergunto: – quantas pessoas pesquisam pelo nome da sua empresa?

Se você vende papel higiênico, você não quer ser encontrado pelo nome da sua empresa, mas sim por pessoas que estejam procurando por “papel higiênico”. Você não quer ser encontrado por “papel sulfite” nem por “papel celofani”, apenas por “papel higiênico”, correto? Para que isso aconteça você precisa fazer o SEO. Mas a maioria das empresas insiste em colocar “produtos” ou “serviços” em suas páginas.

Como Fazer SEO

Eu sempre falo que um site é como um supermercado. No supermercado você tem uma fachada da loja que diz “Supermercado”. Caso contrário, você não entraria. Depois, dentro do supermercado, você tem corredores que dizem “molhos” ou “cereais” ou “bebidas” ou “carnes”. Você não encontra corredores escrito “Produtos A” ou “Produtos B”, pois isso dificultaria em muito para os clientes encontrarem os produtos. E dentro dos corredores existem prateleiras com o nome do produto e da marca. Você também não vê o Tio João colocar apenas Tio João no saco de arroz. Você vê Arroz Tio João. Pois isso facilita para que você encontre o produto certo. No entanto, a maioria das pessoas criam sites que não dizem nada, e depois perguntam porquê não recebem visitas.

Conclusão

Se você quer começar a receber visitas organicamente, comece colocando os nomes corretos nos lugares certos. Comece dando nomes aos seus produtos e serviços e encontre a palavra correta que você deve utilizar.

Para saber como está seu site em relação ao Google (ou seja, como o Google te encontra), entre no semrush.com e cole seu site lá. Ele vai dizer exatamente como está seu desempenho e como o Google te classifica.

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

Leave a reply

Para realizar o impossível, você precisa ignorar o popular - Tim Ferriss

Não demore para realizar aquilo que você deseja realizar. Tome o primeiro passo hoje. As coisas podem levar tempo, mas tudo que fazemos hoje, colhemos amanhã.

INSCREVA-SE