Seria possível você fazer de tudo para ninguém encontrar seu negócio e ainda sim ele ficar sempre cheio? Bom, veja a história dessa empresa e comprove. Só não espalhe.

No vídeo abaixo você vê a história do bar secreto em Nova Iorque, o Please Don’t Tell (Por favor, não espalhe!).

O Please Don’t Tell fez tudo ao contrário do que diriam os profissionais de marketing hoje em dia. Eles não mostram o telefone em nenhum lugar, não tem endereço, e ainda para você acessar você precisa antes passar por dentro de uma lanchonete de hot dogs. Ainda sim, o PDT é um dos melhores bares de Nova Iorque e sempre existe fila de espera.

Para entrar, você precisa acessar uma lanchonete chamada Crif Dogs, que vende hot dogs incríveis. No fundo, existe um porta de uma cabine telefônica. Você entra, pega um telefone que está la dentro e digita 1. Em pouco tempo uma outra porta se abre com um dos funcionários do PDT. Ele marca seu nome e pede para você aguardar. Enquanto isso, você pode saborear os deliciosos hot dogs.

Assim que for chamado, você entra no PDT e se depara um um ambiente aconchegante e com alguns dos melhores drinks da cidade.

Se você estiver em Nova Iorque, o endereço do Crif Dogs é 133, St. Marks.

Estratégia de Marketing do PDT

Eu acho essa estratégia de marketing desse bar super interessante. Marketing tem como objetivo promover um negócio para diversas pessoas. A estratégia do PDT, apesar de diferente, faz exatamente isso. Como é incomum, todo mundo sai de lá espalhando como se chega lá. Quando você visita o lugar, você sai de lá com uma história. E é essa história que se espalha. Isso é o marketing.

Aqui mesmo eu já falei sobre o livro Marketing Boca a Boca. A estratégia de marketing do PDT faz isso com perfeição. Ela permite que as pessoas tenham o que falar depois que saem de lá. E o melhor, após você pagar a conta, você recebe um cartão com o telefone, e assim você pode fazer sua reserva sem precisar ir até lá. Essa etapa para mim simplesmente completa o ciclo de um marketing boca a boca perfeito.

Marketing é Contar uma História

As melhores empresas, aquelas que se destacam e as quais as pessoas compram muito e até pagam mais caro por isso, sempre contam uma história. Primeiro que nós, os seres humanos, entendemos as coisas através de histórias. É assim desde a época de Jesus. Quando somos crianças, nossos pais nos contam as coisas em forma de histórias. Isso facilita nosso aprendizado.

Quando crescemos, nós vivemos contando histórias. Quando encontramos amigos, família, quando conhecemos alguém, tudo o que fazemos é contar histórias. Falamos de algo que aconteceu com a gente, ou algo que ouvimos. As histórias fazem parte de grande porcentagem de nossas conversas.

Contar uma história está, por tanto, entre as coisas que mais fazemos.

Frequencia

Dizem que um negócio bom é aquele que vende algo que pode ser usado frequentemente. Com a frequencia, uma empresa pode aumentar seu faturamento em muitas vezes. Alguns exemplos: gasolina, smartphone, comida.

Dois desses não existiam há muito tempo atrás. Ou seja, foram inseridos por empresas que identificaram uma maneira de aumentar a frequencia de uso de algo. Nós nunca precisamos do smartphone, mas assim que ele foi inserido não conseguimos ficar longe deles.

Mas o que isso tem a ver com contar histórias? É que eu disse que contar histórias é uma das coisas que mais fazemos. Ou seja, existe frequencia nisso. E quando a história do seu negócio é tão boa, que as pessoas contam, isso pode se espalhar muito rapidamente e bem distante. Como é o caso do PDT. Afinal, estamos no Brasil, a milhares de quilômetros de distância e sabemos de sua existência. Aliás, tenho certeza que eu ou você, se formos até NY, com certeza pensaremos em ir lá. Imagina as histórias que teremos quando voltarmos? rs.

Conclusão

O que o PDT nos ensina é que marketing é algo que pode ser feito utilizando a inteligência. E através da inteligência e do conhecimento podemos fazer nosso negócio decolar.

Espero que tenha gostado. Mas por favor, não espalhe!

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

Leave a reply

Para realizar o impossível, você precisa ignorar o popular - Tim Ferriss

Não demore para realizar aquilo que você deseja realizar. Tome o primeiro passo hoje. As coisas podem levar tempo, mas tudo que fazemos hoje, colhemos amanhã.

INSCREVA-SE