A SOLUÇÃO PARA SEU NEGÓCIO CRESCER ESTÁ EM VOCÊ

Você precisa apenas conhecer as estratégias e ferramentas necessárias para chegar lá.
Conheça meu método para automatizar seu processo de prospecção e trazer clientes sem parar.
O QUE É UM CHATBOT

O Que É Um Chatbot?

Já ouviu falar de Chatbot? Essa ferramenta normalmente utilizada no Facebook Messenger pode substituir sites e aplicativos no futuro. Saiba tudo sobre chatbot.

Existe uma ferramenta que vem revolucionando a forma como nós conversamos com empresas e compramos produots e serviços e que, muito provavelmente, poderá substituir sites e aplicativos em nosso dia-a-dia.

Trata-se do Chatbot. Uma espécie de robô inteligente que pode responder clientes, vender e até mesmo te auxiliar como se fosse uma secretária. São robôs que substituem a função de sites, mas principalmente as funções de um aplicativo.

Veja no vídeo:

O que é um Chatbot?

Chatbot é uma inteligência artificial que pode ser programada para responder perguntas, direcionar e interagir com usuários dentro de um serviço de mensagens instantâneas como WhatsApp ou Facebook Messenger.

Cenário Atual

Ninguém mais baixa aplicativo

Nos últimos anos, o número de pessoas que baixam aplicativos têm reduzido drasticamente. Os únicos aplicativos que ainda sobrevivem nos smartphones das pessoas são aqueles que as pessoas usam ao menos uma vez por semana, como Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Email, Bancos e etc. Fora uma pequena lista de aplicativos, quase ninguém mais baixa aplicativos novos. E se baixam, eles acabam esquecidos ao longo do tempo.

Não temos mais espaços nos Smartphones

Além de não usarmos os aplicativos que estão instalados em nossos smartphones, estamos sempre com a memória cheia e, por essa razão, estamos excluindo aqueles apps não usamos mais. E isso contribui mais fortemente com a diminuição no uso de aplicativos.

Ou você tem um site rápido ou você some do mapa

As pessoas também estão cada vez mais utilizando internet 3G, que não é muito rápida. E estamos cada vez mais apressados. Por essa razão, não temos tempo (nem paciência) de ficar esperando um site carregar. E por isso, os sites também estão em uma fase de “matar ou morrer”. Ou seja, ou o site carrega rápido ou o visitante sai do site. Até mesmo o Google e o Facebook vem penalizando sites que não carregam rapidamente.

Como Surgiu o Chatbot

Sendo assim, surgiu como alternativa o Chatbot, que exige menos dados e não ocupa espaços nos smartphones. Como os chatbots são usados em aplicativos como WhatsApp e Messenger que já ocupam os valiosos espaços em nossa memória, conversar com uma inteligência artifical que responde tudo que queremos, como uma secretária, parece fazer muito mais sentido do que acessar um site ou mesmo baixar um aplicativo para fazer algo que faremos poucas vezes no ano. E nesse cenário surgiu o Chatbot.

Como Usar o Chatbot

O chatbot é tão intuitivo quanto conversar com uma pessoa. Nem todos são assim, mas se você cria um chatbot ele precisa ser muito intuitivo. Hoje já existem diversos locais onde você conversa com um chatbot. Desde dentro de sites, nos chats, até no Facebook Messenger, no Skype e no WhatsApp.

Eu mesmo criei alguns chatbots que você pode entender como funciona clicando nos links abaixo:

Chatbot do Rafael Neaime: nesse chatbot eu estou selecionando empreendedores que tenham um grande conhecimento sobre seu próprio negócio e mercado e desejam criar uma estratégia de marketing digital. Se você se encaixa nesse perfil, pode se inscrever. Caso contrátio, apenas clique e entenda como funciona.

Chatbot do Palmeiras 24 por 7: eu sou palmeirense e tinha um problema grave. Ficava o dia todo procurando notícia do Palmeiras em todos os portais de notícias. Estava cansado disso e resolvi criar uma ferramenta que me enviasse gratuitamente toda notícia nova sobre o Palmeiras. E assim surgiu esse chatbot que já conta com mais de 400 usuários. Se você for palmeirense clica e conheça. Se não, clique pra conhecer mesmo assim.

Chatbot do Corinthians 24 horas: bom, depois que eu criei o do Palmeiras, um monte de amigo corinthiano também pediu pra que eu criasse outro chatbot. Esse é o resultado disso.

Chatbot da Biziil: e por último o chatbot da minha agência de marketing digital, a Biziil. Nesse chatbot você vai conhecer algumas das possibilidades de chatbots e, se desejar, pedir um orçamento para criar um chatbot para o seu próprio negócio.

Detalhe: todos os links te levam para a landing page de cada bot. Lá, você vai clicar no botão “chat with bot” e receberá instantaneamente uma mensagem no seu messenger.

Como Criar um Chatbot

Para criar um chatbot você não precisa ser um programador. Basta entender um pouco de lógica e boa vontade de aprender. Isso porque a maioria dos criadores de bots são ferramentas bem intuitivas e fáceis de mexer. Depois que você cria seu chatbot, você pode integrá-lo com a sua página do Facebook. Ou, dependendo da ferramenta, você cria direto no seu site.

Abaixo eu relaciono algumas dessas ferramentas. Eu utilizo o Chatfuel e estou bem satisfeito com ele:

Vantagens do Chatbot

Algumas das vantagens de utilizar o chatbot em seu negócio:

  1. Penetração: o WhatsApp e o Messenger possuem um dos maiores índices de penetração de usuários da internet no Brasil, com 88% e 46%, respectivamente. Isso quer dizer que de todas as pessoas que utilizam internet no Brasil, 88% utilizam o WhatsApp diariamente e 46% o Messenger;
  2. Rastreabilidade: Quando as pessoas visitam nossos sites, conseguímos rastreá-las, mas não conseguimos saber quem são nem enviar uma mensagem. Como eu mostro no vídeo, ao contrário de sites, quando um usuário utiliza um chatbot no Facebook Messenger, assim que esse usuário clica já podemos saber quem ele é, sua foto, seu nome, seu perfil no Facebook e assim nos comunicarmos diretamente e instantaneamente com ele.;
  3. Facilidade: por causa da lentidão dos planos 3G, acessar um chatbot acaba se tornando muito mais fácil. Primeiro porque utiliza menos dados. Segundo porque a maioria das operadoras liberam o acesso ao Facebook, WhatsApp e ao Messenger, justamente as ferramentas mais utilizadas. Dessa maneira, se o usuário estiver na rede 3G, ele não consegue visitar seu site, mas consegue visitar seu bot;
  4. Rapidez: por consumir menos dados, ele também é mais rápido. Se compararmos com um site, o que é mais rápido? Receber uma mensagem pelo WhatsApp ou abrir um site?
  5. Viralidade: outra razão importante para utilizar o Chatbot no Facebook Messenger é o poder de viralidade. Em poucos cliques você pode transformar algo simples em qual que cresça muito rapidamente. Foi o caso do Palmeiras 24 por 7, essa ferramenta que eu criei que se propagou muito rapidamente;
  6. Integração online com offline: agora imagina que você pode fazer tudo isso e ainda integrar com o mundo offline. No vídeo você consegue ver claramente que é possível, por exemplo, utilizar um folder de papel para atrair pessoas para seu chatbot. É algo que vai muito além do QR Code, por exemplo.

Conclusão

Para você ter sucesso nos negócios você precisa estar sempre a frente dos seus concorrentes e navegar no oceano azul. No marketing, fazer diferente é ainda mais importante. Por essa razão, aproveitar essa tendência dos Chatbots é muito importante para seu negócio, principalmente agora no começo. Por tanto, comece já.

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

Compartilhe