O Instagram acaba de lançar uma nova ferramenta, a IGTV. Seria IGTV uma cópia do Youtube? Veja o que é a IGTV, diferença para o Youtube e como criar vídeos.

O Instagram acaba de anunciar a criação da IGTV, um canal de TV do Instagram.  De cara, a maior dúvida das pessoas era se seria similar ao Youtube ou não. No entanto, existem diferenças muito grandes entre os dois e, principalmente no formato de vídeo.

Assista no vídeo abaixo o que é a IGTV e minha explicação sobre essas questões.

O que é a IGTV?

A IGTV é um canal de TV do Instagram, onde é possível subir vídeos mais longos que os Stories e que a Timeline do Instagram. Lá, você consegue subir vídeos de até 1 hora de duração. Apesar de que dificilmente temos vídeos com 1 hora de duração em nossos celulares.

A diferença entre IGTV e Youtube

Logo que foi anunciada, a principal comparação que surgiu foi em relação ao Youtube. No entanto, essas duas ferramentas são bem diferentes.

A principal diferença é que no Youtube é possível pesquisar vídeos por palavras-chave. Algo que, por enquanto, não é possível no Instagram. A IGTV é mais utilizada no formato “explorar”, que já existe no Instagram. Ali aparecem conteúdos relacionados aos seus interesses, e não uma busca propriamente dita.

Outra diferença se refere ao tipo de vídeo. No Youtube trabalha-se mais os vídeos horizontais. Na IGTV só é possível subir vídeos verticais, o que acaba influenciando muito seu conteúdo.

Como Criar Vídeos para a IGTV

Bom, na minha opinião, o conteúdo de IGTV e Youtube deve ser bem diferente. No youtube continuaremos a ver vídeos mais voltados para “como fazer” e tutoriais. Já na IGTV eu aposto no conteúdo mais despojado e feito de maneira mais rápida também.

Uma dica que eu dou para criar vídeos na IGTV é através do “memórias do Iphone” ou da função de criação de vídeos do Google Photos. Isso porque essas ferramentas permitem que você una diversos vídeos e fotos em um único vídeo com música.

No meu caso, eu pego um evento, por exemplo, tiro várias fotos na vertical, faço vários pequenos vídeos, e uso o memórias do Iphone para criar um vídeo pronto para subir no IGTV. É assim que eu tenho utilizado esse canal.

E você, como acha que podemos usar a IGTV?

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram

Leave a reply

Para realizar o impossível, você precisa ignorar o popular - Tim Ferriss

Não demore para realizar aquilo que você deseja realizar. Tome o primeiro passo hoje. As coisas podem levar tempo, mas tudo que fazemos hoje, colhemos amanhã.

INSCREVA-SE