Quer aumentar as visitas no site? Assista a esse vídeo e veja o que você deve fazer para atrair clientes para seu site e aumentar as vendas.

Muitos clientes e pessoas com quem eu converso enfrentam um problema similar: a falta de visitas no site. A maioria nem percebe que isso é um problema. No entanto, a principal causa das empresas não venderem na internet é justamente a falta de visitantes no site.

Para resolver esse problema, resolvi listar nesse vídeo 5 canais que atraem visitas para um site. Assista ao vídeo abaixo ou continue lendo esse artigo.

Sem Visitas Não Há Vendas

A primeira coisa que eu falo para as pessoas que me procuram necessitando de vendas para seus negócios é a necessidade de aumentar as visitas do site. Se em uma loja física não entra ninguém, é quase impossível de vender. Da mesma maneira em um site ou loja virtual, sem visitas não há vendas.

Mas nem tudo está perdido, pois há diversas maneiras de atrair visitantes para seu site. Algumas estratégias são pagas e outras gratuitas.

  1. Visitas Orgânicas (SEO)

O canal mais importante para atrair visitas é o canal orgânico. Ou seja, são as visitas vindas através do Google e outros mecanismos de pesquisa, que são realizadas gratuitamente.

É o oposto de links patrocinados. Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e aparecem aqueles links com anúncios? Então, é o oposto disso e representa 50% das visitas de um site.

Apenas 10% das pessoas clicam nos links patrocinados. Perceba o seu hábito de pesquisa. Raramente clicamos nos anúncios. A grande maioria dos cliques são feitos exatamente nos links que não estão pagando nada por isso.

O objetivo do Google é mostrar o melhor resultado para a localização em que você está. Por tanto, estar na primeira página de uma determinada palavra-chave tem um valor muito grande para você e para quem está pesquisando.

Quando eu falo isso, a maioria das pessoas diz: “Mas quando eu pesquiso o nome da minha empresa ela aparece em primeiro já. Eu nem preciso fazer isso.”

Poisé, mas quantas pessoas pesquisam o nome da sua empresa? Aí que está o grande X da questão.

A não ser que você seja a Coca-Cola e tenha uma grande marca por trás, o seu objetivo como empresa é estar em primeiro colocado nas palavras que representam seu negócio, serviço ou produto. Exemplo: se você vende papel higiênico, o seu objetivo é conseguir ficar em primeiro nas pesquisas por papel higiênico, pois é isso que vai atrair clientes para seu site.

“Legal, mas como eu faço isso?”.

A única maneira de fazer isso é através de SEO, Search Engine Optimization.

SEO é o trabalho que se faz para seu site estar bem posicionado em determinadas palavras-chave escolhidas para atrair visitas para seu site. Um trabalho de SEO leva meses, mas no longo prazo pode te dar uma vantagem competitiva difícil de ser alcançada. Ou seja, não acredite em milagres ou promessas de que o seu site ficará em primeiro em 30 dias. Isso não existe e você pode ser punido pelo Google e nunca mais aparecer nas pesquisas.

2. Adwords

A segunda maneira de atrair visitas para um site é através do Google Adwords, ou seja, os famosos links patrocinados.

“Mas Rafael, você não disse que apenas 10% das pessoas clicam nesses anúncios?”. Sim, eu disse. Mas isso não quer dizer que você não pode trazer ainda mais pessoas. Fora isso, ao contrário de SEO, o Google Adwords representa uma estratégia de curta prazo. E, se bem feito, atrai pessoas que estão realmente interessadas em comprar de você naquele momento. Ou seja, vale a pena se você precisa de clientes imediatamente.

O Adwords costuma representar 10% das visitas totais de um site e complementam as vendas da sua empresa na internet.

3. Facebook Ads

Similar ao Google Adwords, o Facebook Ads é a plataforma de anúncios dentro do Facebook, que inclui também aqueles impulsionamentos de postagens. Porém, além dos impulsionamentos há uma diversidade enorme de maneiras de se anunciar no Facebook. Se você deseja ampliar o alcance da sua empresa na internet, visite business.facebook.com e crie seus anúncios.

No entanto, é um pouco diferente do Google Adwords, pois no Facebook Ads seu anúncio é voltado para um público que você define e que, não necessariamente, estão procurando seu serviço naquele momento.

4. Redes Sociais como Facebook, Instagram e Youtube

O quarto canal para atrair visitas no seu site são as redes sociais.

“Mas Facebook Ads não é rede social?”

Sim. Porém, o que estou dizendo aqui é que você deve produzir conteúdos (artigos, fotos, vídeos) que são publicados nas redes sociais e, por isso, atraem visitas para seu site.

É uma maneira simples e barata de atrair visitas, no entanto, não é tão simples, pois requer que você produza conteúdo e publique nas suas redes sociais, o que impede muitas pessoas de fazerem isso.

E mesmo fazendo, é muito difícil conseguir visitas, pois o conteúdo pode não ser tão atraente para as pessoas e as redes sociais limitam muito seu alcance, obrigando-o a apelar também para os anúncios.

Porém, eu tenho uma estratégia para resolver esse problema. Continue lendo.

5. Emails

A primeira coisa que eu tenho para falar sobre emails é: NÃO COMPRE LISTA DE EMAILS.

A grande vantagem dos emails é saber exatamente quem a pessoa é e o que ela gosta. Você envia um email para a pessoa já sabendo o que essa pessoa quer. Ou seja, ele é cirúrgico. Então, quando você compra uma lista de emails, você não sabe quem são essas pessoas. Pois, apenas ter o contato das pessoas não significa que elas vão comprar de você, correto? Caso fosse assim, bastaria você sair na rua abordando as pessoas, não importando o que você venda.

O que você deve fazer nesse caso, é conseguir emails das pessoas que visitam seu site. Ou utilizar os emails dos seus clientes para anunciar para eles e, assim, conseguir mais vendas ou até mesmo indicações. Ou você pode ainda pegar esses emails e adicionar no Facebook Ads e no Google Adwords e pedir para que eles encontrem outras pessoas que são similares a seus clientes (mesmos hábitos de navegação). É o famoso “Lookalike”. Pesquisa isso no Google. Isso pode aumentar em muito o resultado que você pode obter através dos emails.

Aproveitando ao Máximo esses Recursos

“Mas Rafael, eu não tenho esse dinheiro todo para ficar fazendo tudo isso que você falou.”

Bom, eu sei que a maioria das pessoas que estão lendo esse artigo não possuem essa verba toda de marketing. Aliás, nem eu possuo, e é por isso que eu criei uma estratégia de marketing digital que pudesse ser implementada por todo mundo que tem vontade. É o que eu chamo de Audiência Mínima Viável.

Antes de falar da AMV, eu quero voltar aquele ponto de “abordar pessoas na rua”. Você gosta de ser abordado na rua por um estranho? Se você gosta me desculpe, mas você é estranho. O fato é que ninguém gosta. Nós chamamos isso de dissociação cognitiva. A dissociação cognitiva é quando não temos relação alguma com uma determinada coisa ou pessoa. Ou seja, nada nos faz lembrar daquilo. Talvez exista uma explicação científica mais exata, mas aqui estou usando isso apenas para exemplificar alguns aspectos do marketing.

O que isso quer dizer? Quer dizer que se você abordar um estranho é muito mais difícil vender, pelo simples fato de não existir uma associação cognitiva.

No fundo da alma dessa pessoa, em sua intuição, ela não confia em você, pois nunca te viu.

“Rafael, então como criamos a associação cognitiva?”

Simples. Através da Audiência Mínima Viável.

Audiência Mínima Viável

A AMV possui três alvos:

  1. Clientes e Ex-clientes;
  2. Amigos, conhecidos e familiares;
  3. Pessoas que moram na redondeza do seu negócio;

AUDIÊNCIA MÍNIMA VIÁVEL

Clientes e Ex-clientes

Na verdade, não existe maneira melhor de atrair clientes através de indicação e do boca-a-boca. Se isso acontece no seu negócio é porque ele está no caminho correto. Ou seja, se você tem um único cliente e esse cliente indica você para outros clientes, quer dizer que você está bem e pode tentar atrair mais clientes. Mas, se isso não acontece, quer dizer que você não deve ir atrás de mais clientes até você arrumar o seu negócio para que ele fique perfeito pro boca-a-boca.

O que essa estratégia da Audiência Mínima Viável faz é automatiza a indicação de pessoas. Ou seja, primeiro você deve focar em anunciar seu negócio para seus clientes e ex-clientes. Se o seu negócio for bom, de duas uma: ou eles vão comprar de novo de você ou vão indica-lo para outras pessoas.

Amigos, conhecidos e familiares

Agora, por que você deve anunciar para amigos, conhecidos e familiares? Pelo simples fato de que eles podem até não comprar de você, mas podem te indicar para outras pessoas.

O objetivo do marketing não é fazer você ser conhecido no Brasil inteiro. Você precisa apenas ser lembrado pelas pessoas que te conhecem. Seus concorrentes não são todas as empresas do seu mercado. Você concorre apenas dentro da memória dos seus amigos. Ou seja, quantas pessoas seus amigos conhecem que fazem a mesma coisa que você? É com essas pessoas que você concorre. E, por essa razão, você precisa estar presente na memória delas, pois assim, quando elas precisarem lembrar de alguém que faz o que você faz, elas irão te recomendar.

Pessoas que moram na redondeza do seu negócio

Por último, ao invés de querer ficar conhecido no mundo inteiro, tente ser ao menos o Rei ou Rainha da sua região de atuação. As pessoas perdem muito tempo e dinheiro divulgando tudo para todo mundo. No entanto, ao divulgar para sua localização, você estará reduzindo gastos e se aproveitando da associação cognitiva para atrair clientes. Isso acontece porque, na sua região, é mais provável de uma pessoa conhecer alguém que te conhece. E fica mais barato anunciar mais vezes para as mesmas pessoas.

Funil de Vendas

O objetivo da sua estratégia de marketing digital é atrair o maior número de pessoas para dentro do seu site. Quanto maior o número de pessoas entram, maiores são as chances de você conseguir clientes no final. Veja a figura abaixo:

funil de vendas

Conclusão

Se você deseja vender mais, é obrigatório na internet atrair visitas para seu site. Caso contrário, fica muito difícil vender.

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

Leave a reply

Para realizar o impossível, você precisa ignorar o popular - Tim Ferriss

Não demore para realizar aquilo que você deseja realizar. Tome o primeiro passo hoje. As coisas podem levar tempo, mas tudo que fazemos hoje, colhemos amanhã.

INSCREVA-SE