Você já deve ter reparado naquelas postagens do Facebook que carregam instantaneamente. São os Facebook Instant Articles. Veja o tutorial para WordPress.

Com certeza você já deve ter clicado em uma daquelas postagens do Facebook que possuem aquele raiozinho e percebeu que elas carregam instantaneamente.

facebook instant articles

O que você talvez não saiba é que esse tipo de postagem tem aumentado muito o alcance no facebook de quem a utiliza e que você pode utilizar também.

No vídeo abaixo, eu fiz um tutorial que explica como configurar o Facebook Instant Articles em sites WordPress. Veja como é fácil.

O que é o Facebook Instant Articles

Você já deve ter se deparado com algumas publicações no Facebook que possuem um raiozinho abaixo do título e que, ao clicar, carregam instantaneamente, mesmo com internet lenta. Isso é chamado de Facebook Instant Artigos, ou “Artigos Instantâneos do Facebook”.

Devido a grande quantidade de pessoas que possuem internet 3g e navegam mais no celular do que em computadores, os gigantes Google e Facebook tem apostado muito na velocidade de carregamentos de sites. Eles consideram como bons sites que carregam em 3 segundos. Ou seja, se o seu site não carrega quase que instantaneamente, dificilmente ele aparecerá na pesquisa do Google e no feed de notícia do Facebook.

Todo mundo sabe como têm sido difícil aparecer no Feed de Notícias do Facebook. No entanto, com o Facebook Instant Articles, diversas empresas têm tido grande sucesso para alcançar mais pessoas na rede social.

Como Funciona o Facebook Instant Articles

Basicamente o que o Facebook criou é uma ferramenta que carrega seu site antes mesmo de você compartilhar as postagens que fez. Quando você cria um artigo, seu site envia automaticamente esse artigo para um link, chamado de Feed RSS. Quando você está inscrito no Facebook Instant Articles, o Facebook verifica esse link sempre que tem novidade e, se tiver, carrega seu artigo direto no Facebook. Ou seja, seu artigo fica armazenado nos servidores do Facebook. Então, quando as pessoas acessam seu artigo, ele já estava carregado, o que aumenta a velocidade com que ele aparece quando você abre.

Passo a passo de como configurar o Facebook Instant Articles no WordPress

Requisitos mínimos

Para fazer essa configuração você precisa ter um site no WordPress e ter instalado o plugin AMP.

Passo 1 – Download do Plugin Facebook Instant Articles

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o plugin Facebook Instant Articles e ativá-lo no seu site wordpress.

Passo 2 – Se inscreva para o Instant Articles

Visite a página do Facebook Instant Articles na web e se inscreva para o programa do Facebook. Depois de clicar em “sign up” ele vai pedir para conectar sua conta e em seguida defina qual página do Facebook que deve receber a inscrição.

Passo 3 – Conecte seu Site

Quando estiver na página do Facebook Instant Articles e confirmar a inscrição da sua página, o site automaticamente te enviará para a sua página no Facebook dentro de Ferramentas de Publicação. Ali, a primeira coisa que você deve fazer é conectar seu domínio.

Para isso, o Facebook te fornece um código, que deve ser instalado no Header do seu site. Eu utilizei o plugin Insert Headers and Footers para fazer isso e foi tão simples quanto copiar e colar.

Em seguida, depois de ter colado o código, adicione a url do seu site e clique em “reinvidicar url”.

Pronto! Você conectou seu site.

Passo 4 – Cole o Feed RSS

Agora você voltará para seu site e pegará o link do Feed RSS e colocará também na ferramenta de publicação do Facebook.

É nesse momento que você utiliza o plugin AMP que eu passei anteriormente. Nele, você clica em “getting started” e depois em “facebook instant articles”. Ali você encontrará um link com www.seudominio.com.br/instant_articles, que você deve copiar e colar no Facebook, na aba de Feed RSS de Produção, dentro da configuração do instant articles. Não se esqueça de salvar antes de continuar.

Passo 5 – Configure o Estilo da Página

Agora é hora de personalizar suas páginas. Clique em estilos e depois em default. Eu fiz a configuração básica, que foi apenas adicionar o logo.

Passo 6 – Insira o Código ID da Página

Em seguida, volte para a aba de “conecte seu site”. Ali você verá um código ID. Copie esse código e vá para o plugin do Instant Articles no seu site wordpress. Você vai encontrar um campo chamado Facebook Page ID. Apenas cole o código e salve em seguida. Se desejar, pode adicionar copywriting e permitir curtidas e comentários. E também pode adicionar o código do analytics para que ele rastreie as visitas na sua página.

Passo 7 – Envie Site para Análise

Depois de feito todos os passos, você pode voltar para a configuração do Instant Articles no Facebook e clicar em “enviar para análise”. A análise é feita em até 2 dias úteis. Se tudo estiver ok, você receberá a confirmação e todos os artigos do seu site, quando publicados no Facebook, aparecerão já como artigos instantâneos quando as pessoas acessarem pelo celular.

Para verificar se está funcionando, basta ir na sua página, clicar em “ferramentas de publicação” e depois, na aba lateral esquerda, clicar dentro de Instant Articles, no item “configuração”. Em seguida, clique na etapa 2 e, caso esteja aprovado, você verá uma mensagem de aprovação.

Resolução de Problemas

O único problema que eu enfrentei até agora é que o Facebook pediu para que eu adicionasse um código no texto dentro do post do wordpress. Para isso, eu apenas adicionei o código <p> ao final de todos os últimos 20 posts que eu tinha feito, na aba “texto”. Sem isso ele não aprovava os artigos instantâneos para meu site.

Conclusão

Com cada vez mais pessoas acessando a internet por meio de smartphones e, normalmente, com conexões lentas e sem tempo de ficar esperando, os artigos instantâneos do Facebook têm sido uma excelente opção em meio a disputa sangrenta de mostrar conteúdos nas redes sociais.

Se você deseja aumentar o alcance dos seus conteúdos e do seu negócio, comece já a utilizar essa ferramenta na sua estratégia de marketing digital.

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

Leave a reply

Para realizar o impossível, você precisa ignorar o popular - Tim Ferriss

Não demore para realizar aquilo que você deseja realizar. Tome o primeiro passo hoje. As coisas podem levar tempo, mas tudo que fazemos hoje, colhemos amanhã.

INSCREVA-SE