Acompanhe essa trajetória e aproveite para montar e promover a sua loja virtual também.

clique aqui para se inscrever gratuitamente

GUIA DEFINITIVO

Como Montar Uma Loja Virtual

Esse ano, eu e minha esposa decidimos empreender na área de comércio eletrônico para complementar nossa renda. Se você tem ou gostaria de ter uma loja virtual, você não pode deixar de acompanhar o passo a passo da criação dessa loja.

Inscreva-se gratuitamente.

BLOG THUMBNAIL COMO AUMENTAR AS VENDAS NA INTERNET

Como Aumentar as Vendas na Internet Usando AMV

Está difícil aumentar as vendas na internet? Veja como você pode fazer para vender mais através da audiência mínima viável.

Se você é proprietário de empresa você com certeza tem aquela pulga atrás da orelha lhe dizendo que você deve trabalhar com redes sociais, pois é isso que todo mundo te fala. Seus amigos falam, seus clientes, parentes, todos vivem dizendo: – Cara, você tem que divulgar isso no Facebook!

No entanto, ninguém nunca lhe disse como e se realmente isso é útil. Fora isso, você dificilmente não tem tempo. E quando finalmente posta uma imagem ou vídeo, o que acontece? Nada de venda.

Pois bem! Seus problemas acabaram. Vejam esse vídeo e saiba o que você realmente tem que fazer para conseguir clientes na internet. Se desejar, continue lendo esse artigo que eu também explico por escrito.

Como Aumentar as Vendas na Internet

Eu acredito que existem duas maneiras de você começar a vender mais na internet:

  • Sendo um especialista;
  • E utilizando a AMV, audiência mínima viável.

Seja um Especialista

A primeira coisa que vou te falar é que você precisa ser um especialista para vender algo, não importa se é um produto ou um serviço. Você compraria algo de alguém que diz não entender daquilo? Você compraria um carro de alguém que falasse que não sabia como cuidar do carro? Com certeza não.

Fora da internet, todos nós compramos de quem se mostra como especialista. Se você está procurando comprar um aparelho de som ou uma TV em uma loja, você quer que o vendedor te explique sobre as vantagens de cada um dos produtos, se um é bom ou se o outro é melhor. Se o cara é bom, e você quer comprar, você compra. Mas se o cara gaguejar e mostrar que não sabe nada, ou você vai comprar de outro vendedor ou vai pra outra loja. É por isso que as lojas hoje possuem aqueles vendedores responsáveis por uma marca em específico. Se você for na Fast Shop, por exemplo, cada marca tem lá o seu “especialista”.

No entanto, você não vê esses especialistas falando repetidamente “compre esse”. Eles te dão uma aula sobre o produto, mas não ficam constantemente repetindo para você comprar, sem falar mais nada.

Já na internet, por alguma razão, as empresas gostam de ficar fazendo isso. Todos os dias elas postam imagem do próprio produto e dizem: – Compre esse produto!

Ou seja, as empresas não mostram que elas entendem daquilo. Elas apenas dizem: – eu vendo isso, repetidamente.

Por tanto, se você deseja atrair mais vendas e não mais curtidas através das redes sociais, comece a mostrar que você entende do que vende.

Audiência Mínima Viável

Agora suponha que você já se mostra como um especialista na área que atua, mas ainda não consegue vender. Isso pode estar acontecendo porque você não está encontrando o público ideal, ou está mirando nas pessoas certas, ou está gastando demais com muita gente.

A solução para isso eu chamo de AMV, ou audiência mínima viável.

AUDIÊNCIA MÍNIMA VIÁVEL

Não existe melhor cliente do que aquele que veio por indicação. Sabe por quê? Porque quer dizer que seu negócio está funcionando.

Durante muito tempo eu fiquei batendo a cabeça tentando entender o que fazia as pessoas comprarem na internet. O que fazia as empresas conseguirem clientes na internet. O fato é que a vida online imita a vida real. Nós queremos confiar na pessoa antes de comprar dessa pessoa. O primeiro passo para isso eu expliquei no primeiro item: seja um especialista. Se você for um especialista, as pessoas vão querer comprar de você, não importa se é na internet ou na rua.

Agora, se você consegue indicações, a audiência mínima viável servirá para você amplificar isso. Ou seja, multiplicar o número de indicações.

Eu sempre falo para as pessoas que a internet não é apenas rede social. A internet é tecnologia. Da mesma maneira que o telefone veio substituir o telégrafo e tornar a comunicação muito mais eficiente, a internet veio tornar vários processos mais eficientes. Um deles é justamente aumentar o alcance daquilo que é bom fora da internet.

E eu faço isso usando a audiência mínima viável.

O que é a Audiência Mínima Viável? Ou AMV?

A audiência mínima viável é o público que está mais próximo de você e, consequentemente, é o público mais provável de confiar em você, comprar de você e indicar você para outras pessoas.

Ela é composta de:

  • Clientes e ex-clientes;
  • Amigos, familiares e conhecidos;
  • Pessoas próximas de você (localização);

Por que Focar na AMV?

Você deve focar na AMV porque é mais barato e mais provável que essas pessoas se tornem seus clientes ou indiquem você para outras pessoas.

Tenho quase certeza que você não gosta de ser abordado na rua por um estranho querendo vender algo, correto? É muito mais fácil um conhecido te vender algo do que um estranho. A AMV funciona da mesma maneira. Ela utiliza da sua rede de contatos para lembrá-los de que você vende um determinado produto e, quando eles precisarem ou quando alguém precisar, eles vão lembrar de você. É uma maneira de você estar sempre na mente das pessoas que você conhece.

Isso acontece com os seus clientes, ex-clientes, amigos, familiares e conhecidos. Mas e quanto a localização? Por que você deve divulgar para as pessoas que estão próximas a você, na sua cidade?

Simplesmente pelo fato de que fica mais barato martelar a cabeça das pessoas que moram na sua cidade e, assim, te tornando um especialista de um determinado assunto naquela região. Ou seja, em breve você não será mais estranho para essas pessoas também e, de quebra, gastar menos com anúncios.

Conclusão

Se você deseja ter sucesso na internet, use-a como uma ferramenta para alavancar suas vendas e não apenas como postagem de imagens.

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

Compartilhe