A SOLUÇÃO PARA SEU NEGÓCIO CRESCER ESTÁ EM VOCÊ

Você precisa apenas conhecer as estratégias e ferramentas necessárias para chegar lá.
Conheça meu método para automatizar seu processo de prospecção e trazer clientes sem parar.
segredo do sucesso da coca-cola

Qual o Segredo do Sucesso da Coca-Cola?

Sabe porquê as pessoas gostam tanto de tomar Coca-Cola? Nesse vídeo eu conto como a Coca-Cola consegue fazer com que as pessoas gostem tanto de seu produto.

Com certeza você deve se lembrar daquelas comerciais da Coca-Cola no deserto, com pessoas passando muito calor, um sol de rachar, suando muito, passando gelo no rosto. Mas aí milagrosamente vem aquela Coca-Cola, gelada, e aqueles caras que estavam morrendo de calor agora estão se refrescando, bebendo Coca-Cola e tomando banho de mangueira.

Deu sede? É isso que a Coca quer em seus comerciais. Quer que você sinta sede.

Se desejar, assista ao vídeo abaixo:

 

Ultimamente a Coca tem mudado essa história. Nos últimos anos tem investido mais em pessoas assistindo jogos de futebol, ou jogando bola, ou celebrando em alguma festa e se divertindo. Aí também há um interesse por trás, além de simplesmente vender refrigerante. Ela quer que você beba Coca-Cola justamente quando você estiver nesses momentos.

Mas como ela faz isso? Vou te explicar.

O Ciclo do Hábito

Nós todos temos nossos hábitos. Eu falo mais aqui sobre os hábitos no resumo que fiz sobre o livro Hooked. Nossos hábitos são sempre formados da mesma maneira, através do ciclo do hábito. Esse ciclo se inicia com um gatilho externo (uma propaganda, por exemplo), que aciona um gatilho interno (sentimento), que leva a uma ação (uma compra), que gera uma recompensa (matar a sede, alegria) e depois a um investimento (comprar sempre).

No caso da Coca, o que eles tentam fazer é:

  • Atrelar o produto a necessidade de sede;
  • Atrelar o produto a um sentimento de estar se divertindo.

Por que ela faz isso? Simplesmente porque ela quer que sempre que você sentir sede, ou sempre que você estiver em família, ou numa festa, ou assistindo jogo, você se lembre inconscientemente de tomar Coca-Cola.

Se você começa a fazer isso frequentemente, ou seja, toda vez que estiver em uma festa de família você beba refrigerante, isso passa a se tornar um hábito em sua vida.

E aí a pergunta: se você é uma pessoa que bebe Coca-Cola, consegue ficar sem beber em uma festa de família? Ou comendo uma pizza? Provavelmente não, pois isso já é um é um hábito em sua vida.

Você também pode fazer isso em sua empresa

Apesar de parecer ruim (pois beber refrigerante não é muito bom), você pode aplicar esse conceito em seu negócio também. Para isso, precisa identificar quais são os sentimentos que levam o seu cliente a precisar de um produto ou solução como a sua. Sabendo o que seus clientes querem, e o sentimento que possuem ao necessitar disso ou daquilo, você consegue entender seus sentimentos mais profundos, e conectar seu negócio a um sentimento específico.

Conclusão

A Coca-Cola é uma empresa com mais de um século que teve muito tempo para entender os sentimentos de seus clientes. Se queremos ter empresas de sucesso, também temos que entender os sentimentos mais profundos daqueles que queremos conquistar. Basta seguir esse modelo da Coca e você com certeza terá sucesso.

Sobre o autor do artigo

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Inbound Marketing e SEO, especialista em crescimento de empresas com marketing digital. Eterno aprendiz da vida.

Eu lancei um desafio de alcançar 200 mil fans no Facebook e 140 mil inscritos no Youtube em menos de um ano. Se deseja acompanhar esse desafio, aprender com meus erros e acertos no marketing digital ou até mesmo dar dicas e sugestões do que posso fazer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

Compartilhe