Você acredita que ter menos clientes pode significar mais? Mais lucro, mais tempo e mais clientes no futuro. Assista a esse vídeo e entenda que nem sempre é bom.

Quase todas as pessoas que possuem um negócio diriam que essa frase é loucura. Como pode alguém querer ter menos clientes se todas as empresas lutam para conquistar mais clientes? No entanto, como você pode ver no vídeo a seguir, há uma explicação plausível para isso.

Porque você deve ter menos clientes

Principalmente no começo de uma empresa, todo empreendedor deve focar em ter poucos clientes. Com poucos clientes você pode afinar melhor seu negócio e entender o que funciona e o que não funciona. Se logo de cara você já busca muitos clientes, primeiro que você provavelmente vai se frustrar, segundo que você terá que investir muito mais dinheiro e terceiro que, mesmo que você consiga muitos clientes, em um futuro breve você estará competindo por preço e estará entrando em uma corrida para o fundo do poço.

Deixa eu te explicar.

O Crescimento de Uma Empresa

Para explicar, preciso dizer antes como funciona o crescimento de uma empresa.

A primeira coisa é que para crescer você precisa de um cliente num dia e dois clientes no dia seguinte. Parece óbvio, não é? Mas nem tanto. Isso porque para ter dois clientes no dia 2, o ideal é que o primeiro cliente do dia 1 é que tenha indicado o segundo cliente no dia 2. Ou seja, para que sua empresa cresça sustentavelmente sem entrar na corrida para o fundo do poço ela precisa ter um cliente no dia 1, e que no dia 2 esse mesmo cliente continue e convide um outro cliente. Entendeu?

Mas aí você me pergunta: – Mas não dá na mesma ter um cliente hoje e dois clientes amanhã, mesmo que eles não se conheçam?

A resposta é não. Isso porque se você seguir esse caminho, quer dizer que o primeiro cliente não te achou tãoooo legal assim a ponto de indicar você para mais algum amigo. E se não é tão legal assim é porque ele não te deu tanto valor, e não ter valor é bem ruim, não é?

Começar Devagar é Bom

Quando você começa devagar as coisas são diferentes. Você tem mais tempo para se dedicar para cada cliente, assim você dá mais atenção para ele e, por outra vez, se ele fica satisfeito, ele vai te indicar para outras pessoas. Ou seja, você começa a criar valor.

Audiência Mínima Viável

Se você começa assim, se dedicando ao máximo a cada cliente que você tem, mesmo que cobrando pouco, ao longo do tempo você vai criando uma pequena audiência, que eu chamo de Audiência Mínima Viável. Essa é a quantidade mínima de pessoas que você precisa como cliente para pelo menos funcionar e prestar um serviço ou vender um produto sensacional.

Com essa audiência mínima viável você presta um melhor serviço, dá mais atenção para seus clientes, e acaba criando valor ao longo do tempo. Ou seja, você acaba aumentando o preço.

Ao contrário da corrida maluca pelo preço baixo, ao criar valor você não compete por preço e seus clientes é que te trazem outros clientes, e você começa a crescer sem parar e aumentando o lucro cada vez mais.

Além disso, ao criar uma audiência mínima viável você acaba gastando muito menos e perdendo muito menos tempo, pois o melhor caminho para formar uma audiência mínima viável é divulgar seu negócio para as pessoas ao seu redor: sua família, seus amigos, seus conhecidos, seu bairro ou sua cidade. Ou seja, você não precisa ser o melhor do mundo no que faz, precisa ser o melhor entre aqueles que te conhecem, apenas isso.

Com isso, você reduz seus esforços e aumenta seu resultado.

Conclusão

Foque em prestar o melhor serviço ou vender o melhor produto para os clientes que você já possui, mesmo que isso te custe mais. Ao entregar um produto ou serviço sensacional, você está sacrificando seu resultado do presente, mas garantirá seu resultado por muito tempo, sem estresse e com muito mais lucro.

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

Leave a reply

Para realizar o impossível, você precisa ignorar o popular - Tim Ferriss

Não demore para realizar aquilo que você deseja realizar. Tome o primeiro passo hoje. As coisas podem levar tempo, mas tudo que fazemos hoje, colhemos amanhã.

INSCREVA-SE