Veja um passo a passo de como criar um canal no Youtube e ainda receba dicas para criar capa, personalizar, aumentar seguidores, ganhar dinheiro e ter sucesso.

Veja como  criar um canal no Youtube em 5 passos.

O Youtube é hoje um dos sites mais acessados do mundo. Dizem que até 2019, 80% do conteúdo na internet deve se constituído apenas de vídeos. Você já deve ter percebido da importância dos vídeos e o quanto mais fácil é para as pessoas visualizarem um vídeo do que ler um artigo inteiro.

Por isso, separamos nessa página tudo o que você precisa para começar um canal no Youtube e ter sucesso. Esse tutorial é válido não apenas para quem deseja ganhar dinheiro extra, mas também para empresas que desejam mostrar-se como especialistas na internet na área em que atuam.

Se você ainda não sabe que canal no Youtube criar ou ainda não tem um nome para seu canal, esses dois artigos podem te ajudar:

10 Ideias para um Canal no Youtube

Como Criar um Nome para Canal no Youtube

 

Nesse tutorial, você ainda recebe dicas de:

Criar uma Capa para Canal no Youtube

Criar Intro para Youtube com 20 Reais

Personalizar Canal no Youtube em 9 Passos

Aumentar Seguidores no Youtube

Como Ganhar Dinheiro no Youtube

 

Como Criar um Canal no Youtube em 5 Passos

Para criar um canal no Youtube você vai precisar, primeiro, de uma conta no gmail.com. Sem isso não é possível começar seu canal.

Veja também:

Canais do Youtube de Maior Sucesso

Se você já tiver sua conta no gmail.com, faça login no Youtube e siga os passos a seguir.

#1- Configuração do Youtube

Primeiro, clique sobre sua imagem no canto direito superior do Youtube, e depois clique na roda dentada, chamada de “configurações do Youtube” ou “Youtube Settings” se estiver em inglês.

como criar um canal no youtube passo 1

#2- Visão Geral

Na tela seguinte, clique em “ver todos os meus canais ou criar um novo canal” se estiver em português ou “see all my channels or create a new channel” se estiver em inglês.

como criar um canal no youtube passo 2

#3- Criar um Novo Canal

Se você já tiver uma página do seu negócio no Google Negócios, você pode criar o canal direto pela marca. Mas, se não tiver, basta clicar em “Criar um novo canal” se estiver em português ou “Create a new channel” se estiver em inglês, conforme imagem abaixo:

como criar um canal no youtube passo 3

#4- Verifique sua Conta

O Google solicita que você verifique sua conta antes de prosseguir. Nesse passo, você precisa inserir o número do seu telefone, incluindo o DDD da sua cidade. Você pode optar por receber um SMS ou uma ligação. Nesse SMS ou ligação, o Google te envia um código que deve ser utilizado na próxima tela.

como criar um canal no youtube passo 4

#5- Confirme sua Conta

Após receber seu código, insira-o na área “Inserir código de verificação” e clique ‘”continuar”.

como criar um canal no youtube passo 5

Pronto! Seu canal acaba de ser criado.

como criar um canal no youtube final

 

Personalizar Canal no Youtube em 9 Passos

Agora é hora de começar a personalizar seu canal no Youtube, para que ele fique com a cara da sua marca.

Veja como personalizar seu canal no Youtube em 9 passos.

#1 – Descrição do Canal no Youtube

A primeira coisa que você tem que fazer é adicionar uma descrição do seu canal. Para isso, já logado no Youtube com o seu canal, vá até a guia do lado esquerdo chamada “Meu Canal” ou “My channel” e depois clique em “Channel Description” se estiver em inglês ou “Descrição do Canal” se estiver em português e adicione a sua descrição.

personalizar canal no youtube passo 1

 

como criar um canal no youtube final

É importante que essa descrição contenha as palavras corretas do seu negócio. Assim, mais pessoas poderão encontrar seu canal e com isso será possível fazer seu canal do youtube crescer e ter sucesso.

#2 – Adicione uma Capa ao seu Canal

Para adicionar a capa, é melhor que você utilize o browser Mozilla Firefox, pois por diversas vezes já tentei adicionar através do Google Chrome e sempre dá um erro e eu não consigo adicionar.

Com o Firefox aberto e logado na sua conta do Gmail, clique em “Adicionar arte do canal” ou “Ad channel art”.

 

personalizar canal no youtube passo 2

Preste atenção no tamanho do arquivo. O Youtube recomenda que ele tenha 2560 x 1140 e no máximo 4MB.

Outro problema que costuma acontecer é o ajuste de corte original. Após adicionar sua imagem, veja se ela se encaixa nos ajustes do Youtube. Se não se encaixar, você vai precisar ajustar a imagem.

personalizar canal no youtube passo 2

#3 – Adicione uma Imagem de Perfil

Para continuar a personalização do seu canal, adicione uma imagem de perfil. Para isso, ainda no “meu canal”, passe o mouse sobre a imagem de perfil e clique no lápis que aparece.

Vai aparecer uma mensagem dizendo que essa alteração pode demorar. Apenas clique em “editar” ou “edit”.

personalizar canal do youtube passo 3

Em seguida, você será redirecionado para a página do Google Negócios. Depois, basta fazer o upload da imagem.

personalizar canal do youtube passo 3

Pronto! Você adicionou uma imagem de perfil do seu canal. Agora aguarde até que as alterações tenham efeito.

#4 – Envios Padrões

Para que fique mais fácil para as pessoas te encontrarem e também para facilitar seu trabalho, o melhor a se fazer é adicionar textos e tags em envios padrões. O que isso faz? Sempre que você adicionar um vídeo, esse vídeo conterá a descrição padrão do seu canal e também as tags padrões. É assim que as pessoas te encontram no Youtube, pelas palavras que descrevem seu canal, seus vídeos e as tags que você utiliza.

Ainda sim é possível adicionar mais descrições nos vídeos que você enviar. Uma coisa não elimina a outra.

Para configurar os envios padrões, clique em “video manager” e depois em “channel” ou “canal”. Em seguida clique em “envios padrões” ou “upload defaults”.

personalizar canal no youtube passo 4

Adicione primeiro o nome do seu canal em “título” ou “title”. Em seguida, adicione uma descrição geral do seu canal em “descrição” ou “description”. Mais abaixo, adicione as tags, ou seja, as palavras que as pessoas teriam que pesquisar para te encontrar.

Por último, adicione a linguagem dos seus vídeos. No meu caso era português. Não se esqueça de clicar em salvar no canto direito superior.

#5 – Marca D’água

É bem importante também adicionar uma marca d’água no seu canal. Dessa forma, sempre que as pessoas estiverem assistindo aos seus vídeos, elas verão sua marca d’água no canto inferior direito e, ao clicar, serão direcionadas para assinar o seu canal.

Para adicionar sua marca, clique em “branding” ou “marca” no menu lateral esquerdo, dentro de “canal” ou “channel”.

A sua marca precisa ter fundo transparente e ser de cor branca. Ou seja, precisa ser um arquivo PNG de tamanho 800×800 e no máximo 1MB.

personalizar canal no youtube passo 5

Clique em “add watermark” e depois selecione a imagem do seu computador. Se tudo estiver correto, você verá a seguinte tela:

personalizar canal do youtube passo 5

Nessa página você tem 3 opções para adicionar sua marca.

  1. Custom start time: você define o minuto que a marca aparece
  2. Entire video: você adiciona a marca no vídeo inteiro
  3. End of video: você adiciona a marca ao final do vídeo

Eu sempre adiciono as minhas marcas no vídeo inteiro, dessa forma, as pessoas podem clicar em qualquer momento para assinar o meu canal.

#6 – Conteúdo em Destaque

O próximo passo para personalizar seu canal do Youtube é adicionar um conteúdo em destaque. Esse conteúdo é um vídeo que será destacado em todos os seus vídeos. Uma boa ideia é usar esse vídeo para promover algum lançamento ou para mostrar um resumo do seu canal e assim fazer as pessoas se interessarem para se inscrever.

Para adicionar esse conteúdo em destaque, é necessário que você já tenha vídeos em sua conta. Se tiver, apenas clique em “conteúdo em destaque” ou “featured content” se estiver em inglês.

personalizar canal no youtube

Clique em “conteúdo em destaque” ou “featured content” e escolha um vídeo da sua lista. Assim que você escolher, você também pode escolher em que momento esse vídeo aparece quando alguém estiver assistindo a algum vídeo no seu canal, da mesma maneira que no passo anterior. Depois de adicionar um vídeo, você verá essa tela:

personalizar canal do youtube conteudo em destaque

 

#7 – Anúncio do Canal

Na mesma aba de “conteúdo em destaque” você pode adicionar um anúncio do canal ou “channel ad” se estiver em inglês. Esse anúncio do canal é muito útil para ganhar seguidores no Youtube e ter um canal de sucesso. Isso porque o Youtube pode começar a promover o anúncio do seu canal em outros vídeos do Youtube e isso aumentará suas visitas e visualizações.

Para adicionar, basta clicar no botão “select your channel ad” ou “selecione o anúncio do seu canal”.

#8 – Personalizar Página Inicial do Canal no Youtube

Agora é hora de organizar seu canal para que as pessoas que visitarem entendam sobre o que seu canal fala. Para isso, vá até o seu canal. Vão existir duas abas, um de “returning visitors” ou “visitantes recorrentes” e outra de novos visitantes ou “new visitors’.

Novos Visitantes

Primeiro, vamos editar a aba de novos visitantes. Então, clique sobre ela e em seguida, passe o mouse no lado direito do título do vídeo. Você verá um lápis. Clique nesse lápis e depois em “change video” ou “mudar vídeo”.

 

personalizar canal no youtube passo 8

 

Na tela seguinte, escolha um dos vídeos que você possui ou envie um novo vídeo ou coloque a URL de um vídeo que você gostaria de colocar. No entanto, acredito que o melhor a se fazer é colocar seu próprio video. Depois de selecionar, clique em enviar. Na tela seguinte, defina o título que você acredita que seria melhor para seus visitantes e continue.

personalizar canal no youtube passo 8

Pronto!

Visitantes Recorrentes

Agora vamos personalizar a parte de visitantes recorrentes.

Clique na aba de visitantes recorrentes e clique no lápis do lado direito. Em seguida, clique em editar.

personalizar canal no youtube passo 8

Você irá para a tela seguinte, onde você pode escolher entre colocar um vídeo ou uma playlist. Escolha um e salve.

personalizar canal no youtube passo 8

Agora você já tem uma cara padrão para as pessoas que visitam seu canal, sejam elas inscritos recorrentes ou novos visitantes.

O próximo passo é configurar as seções da página inicial no seu canal.

Adicionar Seções

Adicionando seções, você escolhe quais vídeos aparecem primeiro para as pessoas. Veja na imagem abaixo:

personalizar canal no youtube passo 8

Há diversas maneiras de adicionar seções no seu canal do youtube. Você pode adicionar vídeos que você gostou, últimos uploads, uploads mais populares, e etc. Mas o que mais costumam usar é adicionar suas playlists mesmo. Para isso, vá até o final da página inicial do seu canal e clique “+adicionar seção” ou “+ add a section”.

Em seguida, clique em “select content” do lado esquerdo e depois, dentro de playlists, escolha “single playlist”. Por último, clique em “find playlist” e escolha a playlist que você deseja. No fim, clique no botão azul “done”.

personalizar canal no youtube passo 8

Pronto! Agora você tem uma nova seção.

personalizar canal no youtube passo 8

 

#9 – Personalizar URL do Canal no Youtube

Infelizmente não é possível personalizar a URL do seu canal no Youtube caso você não tenha pelo menos 100 seguidores.

Se você tiver, é preciso atender a algumas regras:

  • Ter um canal com pelo menos 30 dias;
  • Ter uma foto do perfil do canal;
  • Ter uma imagem de capa do youtube.

Se você atender todas essas regras, provavelmente você já pode criar uma url personalizada do seu canal no Youtube. Para saber se é possível, vá até seu canal, clique em “video manager”. No menu lateral esquerdo, vá em “channel” e depois “status and features”. No canto inferior direito, como aparece na imagem, vai aparecer uma notificação no box chamado “custom url”. Se estiver “you are eligible for a custom URL” é que você pode criar sua URL personalizada. Se estiver “ineligible” significa que você não pode ter uma URL personalizada no Youtube.

personalizar url do canal no youtube

Para criar sua URL, basta clicar no link e escolher, dentre as opções que eles te mostram, aquela que se encaixa melhor no seu canal. Assim que escolher você não poderá mudar, então faça a sua escolha com cuidado e clique em confirmar. Após a confirmação não será possível voltar atrás.

E esses são os 9 passos para você personalizar o seu canal no Youtube.

Criar uma Capa para Canal no Youtube

Agora vamos tratar de como você pode criar uma capa para canal no Youtube.

O Youtube exige que você suba um arquivo padrão para a capa de canal. Abaixo segue as configurações necessárias:

  • Tamanho da imagem: 2560 x 1440 pixels
  • Tamanho do arquivo: máximo de 4mb

Eu costumo criar a capa do canal no Youtube utilizando o canva.com. Esse site facilita a criação desse tipo de imagem, pois você consegue criar a imagem já nos padrões do Youtube. E depois apenas precisa baixar o arquivo em JPG ou PNG.

Problemas Comuns

Existem alguns problemas comuns depois que você cria uma capa do canal no Youtube. O primeiro é que você precisa utilizar o Firefox para subir a sua capa. E o segundo é que é bem difícil acertar o local correto onde você deve colocar os textos e as imagens, pois a capa do Youtube aparece de diferentes maneiras quando se usa um desktop, um smartphone e uma TV. Por essa razão, provavelmente você terá que fazer algumas vezes a capa do canal até acertar a posição correta.

 

Criar Intro para Youtube com 20 Reais

Um item muito necessário quando se cria um canal no Youtube é inserir uma intro antes do vídeo. Essa intro normalmente possui entre 5 e 10 segundos.

Essa é a intro do meu canal:

intro para canal no youtube

Abaixo eu separei 10 pessoas que podem criar intro para youtube com apenas 5 dólares.

#1 – Intro com Logo na Lua

Esses caras fazem uma intro utilizando seu logo estampado na lua com menos de 20 reais. Se desejar, com mais 5 dólares eles ainda fazem animações com outros planetas e com a galáxia.

Veja o site: Intro com Logo na Lua

#2 – Intro de Lego com seu Logo

Esse outro cara faz uma intro para seu canal no Youtube utilizando Legos. Fica muito legal e custo menos que 20 reais.

Veja o site: Intro de Lego com seu Logo

#3 – Intro de Logo com Animação

Já esses caras entregam 3 animações com seu logo por menos de 20 reais. É muito barato! E são 20 opções de animações.

Veja as opções: Intro de Logo com Animação

#4 – Intro de Logo com Marvel ou DC Comics

Imagina ter uma intro do seu canal no Youtube estilo Marvel ou DC Comics? Só pedir para esses caras, e por menos de 20 reais.

Intro da Marvel ou DC

#5 – 5 Intros por Menos de 20 Reais

Quer não apenas uma, mas 5 intro para Youtube por menos de 20 reais? Aqui está.

5 intro para canal do Youtube

#6 – 10 Intro para Canal do Youtube por menos que 20 reais

Tá bom. 5 intro por menos de 20 reais é muito pouco. Que tal 10 intro para seu canal no Youtube por menos de 20 reais?

Só clicar aqui: 10 intro para Youtube

#7 – Intro para Canal no Youtube no Tema Praia

Você tem um canal mais verão? Ou de esportes? Que tal uma intro para canal no Youtube que com o tema praia?

Esses caras fazem pra você por menos de 20 reais: Intro para Canal Tema Praia

Bônus

Agora, se você quer ir além na intro do seu canal no Youtube, veja esses outros três caras que fazem umas intro personalizadas para seu canal no Youtube. A única diferença é que elas custam mais que 20 reais.

Intro com Neon

Esses caras fazem uma intro para seu vídeo imitando um neon. Se você fala sobre baladas ou coisas do tipo, acho que fica bem. Intro Tema Neon. O mais básico custa 20 dólares.

Intro com Tinta Spray

Se você tem um canal mais voltado para as artes, acho que esse tema encaixa bem. Porém, custa 35 dólares o modelo básico.

Intro com Tinta Spray

Intro para Canal Personalizada

Se você quer algo único e exclusivo, vai ter que pagar no mínimo 10 dólares por isso. Esses caras criam uma intro personalizada para seu canal no Youtube.

Intro Personalizada

Aumentar Seguidores no Youtube

Há diversas maneiras de você aumentar o número de seguidores no Youtube, aqui eu vou listar maneiras de você começar a aumentar os seguidores do seu canal.

Antes de listar essas ações, você precisa saber que para aumentar o número de seguidores é necessário duas coisas: persistência e frequencia.

Persistência

A não ser que você seja uma estrela, que consegue as coisas em dias, diferente de todos nós, pode demorar anos até que o seu canal cresça. Mesmo hoje pessoas que são consideradas os astros do Youtube, levaram anos para chegar lá.

Então, se você acha que vai começar um canal de sucesso do dia pra noite pode esquecer. Quero muito que isso aconteça com você, mas é bem difícil. A melhor coisa a se fazer é usar o bom e velho trabalho. Para isso, você precisará de muita persistência, pois vão haver momentos que você vai achar que isso não é para você. No entanto, continue insistindo, pois um dia as coisas acontecem.

Frequencia

Pense numa coisa. O Youtube ganha dinheiro com propaganda, certo? Para que isso aconteça, ele precisa que as pessoas fiquem mais tempo vendo vídeos no Youtube, concorda? Bom, se esse é o caso, o Youtube precisa estar sempre mostrando coisas novas e que te agradam. É por isso que quando você começa a ver um vídeo no Youtube e quando você olha no relógio já se passaram 100 anos. Porque o Youtube fica te mostrando vídeos novos a todo momento e a gente não consegue parar de ver.

O que isso tem a ver com frequencia?

É que se levamos isso em consideração, quer dizer também que o Youtube precisa de bons produtores de vídeo. E bons produtores de vídeo são aqueles que não vão deixar o Youtube na mão, ou seja, não vão parar de produzir vídeos e são muito rígidos em relação aos dias e horários que postam. É por isso que a maioria dos Youtubers têm sempre um dia e horário marcado para postar vídeos. Pois eles querem que o Youtube perceba que pode confiar neles e, assim, promovê-los.

Hora de Aumentar os Seguidores

Agora que você entendeu o básico, vamos as ações que você deve fazer para aumentar os seguidores no Youtube.

#1 – Personalize todo seu canal

Como falamos anteriorment nesse guia, é necessário que você personalize todo seu canal. Ou seja, insira todas as imagens que precise, capa, perfil, e preencha todas as descrições que você deve preencher. Um canal completo é mais agradável para quem vê, e parece mais profissional também.

Não esqueça também de personalizar a URL do seu canal quando você chegar em 100 inscritos.

#2 – Utilize Legendas

Sempre que você subir vídeos pro seu canal, não esqueça de adicionar legendas em português.

Acontece que quando você faz uma busca no Youtube e também no Google, o Google pesquisa algumas palavras dentro da legenda, para entender do que se trata o vídeo em questão. Se você cria suas próprias legendas na área de edição do vídeo no Youtube, o sistema de pesquisa vai entender melhor sobre os assuntos que você trata e, consequentemente, te mostrar em mais resultados.

Se deseja saber como colocar legendas no seu vídeo, assista ao vídeo abaixo:

#3 – Utilize Títulos, Descrições e Tags

Da mesma maneira que o Google pesquisa as legendas para entender um vídeo, ele também pesquisa o título do vídeo, a descrição e principalmente as tags que você selecionou.

Para isso, você deve inserir nesses locais as palavras-chave que têm relação com seu vídeo ou canal.

Assista a esse vídeo para entender como escolher as melhores tags:

#4 – Nome do Arquivo

O nome do arquivo também importa na hora de seu canal crescer. Isso porque além das legendas, do título, da descrição e das tags, o robozinho do Google pesquisa o nome do seu arquivo. Ou seja, aquele arquivo que você enviou o vídeo precisa ter um nome que também utiliza as palavras-chave que você quer promover.

#5 – Compartilhe o Vídeo

Sempre que você postar um vídeo, não se esqueça de compartilhar em muitos lugares. Compartilhe no Facebook, no Linkedin, no Twitter, em grupos do Facebook, do WhatsApp. Envie por email e publique onde mais você puder publicar. Isso vai ajudar a promover o seu vídeo.

Se você tiver um site, crie uma página só para abrigar esse vídeo. De preferência, crie um post no seu blog, insira alguns textos de introdução, e coloque essa postagem na página inicial. Isso vai ajudar muito a propagar seu vídeo na internet.

#6 – Utilize um Anúncio do Canal

Como eu falei no começo, o Youtube costuma promover canais que ele acredita ser bom para determinados usuários. Se você posta com frequencia ainda não é o suficiente para ser promovido. Você precisa ter um anúncio do seu canal. Na parte onde falo sobre a personalização do seu canal você consegue entender como fazer isso. Mas é extremamente necessário colocar esse anúncio do canal, pois é assim que o Youtube o promoverá, gratuitamente.

#7 – Parceiras com Outros Canais

Se você já tiver um bom número de seguidores, o ideal é que você comece a fazer parcerias com outros canais. Você pode, por exemplo, participar do canal de alguém que tem mais seguidores que você. Ou você pode pedir que outros Youtubers, com muitos seguidores, participem do seu canal. Essa contribuição ajuda muito aos canais crescerem.

Conclusão

Essas foram 7 maneiras de você aumentar os seguidores do seu canal no Youtube. Mas o mais importante, não pare de postar vídeos, pois sem vídeos novos dificilmente você terá novos seguidores.

Persista!

Como Ganhar Dinheiro no Youtube

Uma das principais razões para as pessoas criarem um canal no Youtube é para ganhar dinheiro. Talvez esse seja o seu caso. E por essa razão, eu separei alguns vídeos que podem te ajudar a ganhar dinheiro no Youtube, seja de forma pessoal ou para o seu negócio.

Assista aos vídeos abaixo:

Canais do Youtube de Maior Sucesso

Veja uma lista com os 10 canais do Youtube de maior sucesso no Brasil. Esse ranking foi elaborado pela socialblade, de acordo com o número de visualizações de vídeos, que é uma das métricas mais importantes para o Youtube.

#1 – Canal KondZilla

O KondZilla é uma produtora de vídeos com música eletrônica para a periferia, pela própria descrição deles no canal.

Eles possuem mais de 13 milhões de inscritos e 6 bilhões de visualizações.

#2 – Galinha Pintadinha

A Galinha Pintadinha é um canal de desenhos animados musicais, assim como o desenho da TV. Eles possuem quase 7 milhões de inscritos e acima de 5 bilhões de visualizações.

#3 – Rezendeevil

O Rezendeevil é um canal que fala sobre jogos. Eles possuem mais de 11 milhões de inscritos e 4 bilhões de visualizações.

#4 – AuthenticGames

O AuthenticGames também é um canal no Youtube que fala sobre jogos, principalmente o Minecraft. Eles possuem quase 10 milhões de inscritos e quase 4 bilhões de visualizações.

#5 – TotoyKids

O TotoyKids é um canal voltado para o mundo dos brinquedos infantis. Eles possuem 5 milhões de inscritos e um pouco mais de 3 bilhões de visualizações.

#6 – Porta dos Fundos

O Porta dos Fundos é um canal de vídeos de comédia. Talvez sejam os mais conhecidos pela maioria das pessoas, no entanto, como podemos ver, não são os que possuem maior número de visualizações. Eles estão com 13 milhões de inscritos e 3 bilhões de visualizações.

#7 – Henrique e Juliano

Henrique e Juliano são uma dupla sertaneja e hoje estão com 4,8 milhões de inscritos e mais de 3 bilhões de visualizações em seu canal de música.

#8 – Turma da Mônica

A Turma da Mônica é o canal de TV de um dos quadrinhos mais famosos do Brasil. Eles estão com 3 milhões de inscritos e quase 3 bilhões de visualizações.

#9 – TazerCraft

O TrazerCraft é outro canal sobre vídeo games na lista dos 10 maiores canais de sucesso no Youtube. Eles possuem 7,7 milhões de inscritos e 2,7 bilhões de visualizações.

#10 – Marília Mendonça

A Marília Mendonça é uma cantora e compositora sertaneja. É a segunda da lista nesse quesito e está com 4,6 milhões de inscritos e 2,5 bilhões de visualizações em seu canal.

Como você pode reparar, alguns canais que possuem mais inscritos não estão necessariamente em primeiro. Isso acontece pois, o mais importante para o Youtube não é o número de inscritos. Ou seja, o que mais importa para quem quer ganhar dinheiro no Youtube não é o total de inscritos, mas sim o tempo assistido, que está diretamente relacionado com o número de visualizações do canal.

Por essa razão, canais com mais visualizações estão na frente de outros canais que possuem maior número de inscritos.

10 Ideias para um Canal no Youtube

Se você pensa em criar um canal no Youtube para sua empresa, abaixo relaciono algumas idéias que você pode usar para divulgar seus produtos e serviços.

É importante ter em mente que, para criar um canal no Youtube, é preciso postar com frequencia e, de preferência, no mesmo dia e horário da semana.

Algumas ideias para seu canal no Youtube:

#1. Entrevista com Fornecedores

Você pode entrevistar fornecedores do seu negócio. Dessa forma, você consegue mostrar para seus clientes a qualidade dos seus produtos.

#2. Entrevista com clientes

Do lado oposto de fornecedores, você pode entrevistar seus clientes. Além de mostrar a experiência que seus clientes tiveram com seu negócio, em forma de depoimento, pode ser uma excelente forma de deixar seus clientes bem satisfeitos, divulgando seus negócios.

#3. Transmissão de Eventos

Você pode transmitir ao vivo eventos como feiras ou inauguração de empresas, sedes ou franquias.

#4. Lançamento de Produtos

Você pode transmitir ao vivo o lançamento de produtos da sua empresa.

#5. Demonstração de Uso

Você pode fazer vídeos com demonstração de uso de seus produtos.

#6. Artigos de Revistas

Você pode pegar artigos de revistas da sua área e transformá-los em vídeos. A maioria das revistas não publica seus conteúdos na internet, principalmente em forma de vídeos. Por tanto, você pode pegar esses artigos e comentar sobre eles em sua canal, sempre citando a fonte.

#7. Conteúdos de fora do Brasil

Você pode pegar conteúdos de fora do Brasil e criar um vídeo em cima desse conteúdo. Pode ser artigos em revistas científicas ou até mesmo vídeos, desde que você não copie as imagens e as falas.

#8. Dúvidas dos clientes

Você pode pegar as principais dúvidas dos clientes e elaborar uma lista de vídeos que resolvem essas dúvidas.

#9. Resumo de Livros

Se existirem livros na sua área de atuação, você também pode fazer um resumo em vídeos, mostrando seu conhecimento sobre o assunto.

#10. Listas

Você pode criar listas com 10 tópicos dentro do seu mercado. Exemplo: Os 10 Maiores Erros, ou 10 Melhores Produtos, etc.

Como Criar um Nome para Canal no Youtube

Se você está pensando em criar um canal para Youtube, com certeza você precisa começar a pensar em um nome. Isso porque, quando seu canal estiver com mais de 100 inscritos, você pode conseguir uma URL exclusiva com seu nome. Exemplo: www.youtube.com/c/seu-nome.

No entanto, para fazer isso, há dois caminhos que você pode seguir:

  1. Criar um nome que não existe;
  2. Usar uma palavra-chave no nome;

Para escolher uma ou outra opção você deve primeiro entender qual o seu objetivo ao criar um canal do Youtube. Se você já possui uma marca, com certeza seu canal do Youtube deve ter o mesmo nome. Mas, se você está pensando em falar sobre um determinado assunto, como “carros”, por exemplo, seria interessante ter o nome “carros” no nome do seu canal. Exemplo: “Tudo sobre Carros”.

Dessa forma, quando alguém pesquisar carros no Youtube, você terá mais chances de ser encontrado. Da mesma forma que se você falar sobre “flores” e tiver um Youtube com “flores” no meio, suas chances também aumentam quando alguém pesquisar “flores”.

Agora, se você deseja divulgar uma marca específica ou criar uma nova marca, o interessante é escolher um nome exclusivo, que mais ninguém tem. Dessa forma, quando seu canal começar a ficar famoso e as pessoas pesquisarem pelo seu nome, somente você aparecerá.

Conclusão

Criar um canal no Youtube é uma das melhores alternativas para quem possui um negócio e deseja atrair mais clientes na internet.

O Youtube é o segundo meio mais utilizado para fazer pesquisas (atrás apenas do Google). As pessoas estão agora muito acostumadas a pesquisar tanto no Google como no Youtube. Então, estar presente no Youtube é uma boa opção para sua estratégia de marketing digital.

Sobre o autor

Rafael Neaime é empreendedor e consultor de Marketing Digital e SEO, especialista em crescimento de empresas na internet.

Encontrar o caminho correto para nosso negócio exige inteligência. Saiba como usar a sua inteligência para crescer, inscreva-se no meu canal no Youtube ou curta minha página no Facebook.

Acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedin e Instagram

Leave a reply

Para realizar o impossível, você precisa ignorar o popular - Tim Ferriss

Não demore para realizar aquilo que você deseja realizar. Tome o primeiro passo hoje. As coisas podem levar tempo, mas tudo que fazemos hoje, colhemos amanhã.

INSCREVA-SE